terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

"Fundamentos da Arte na Educação"

Programa de Fundamentos da Arte na Educação

UFRN-CCHLA-DEART

OBJETIVO- Estudar e discutir fundamentos da arte na educação tomando-os em suas dimensões filosóficas, históricas e metodológicas.

METODOLOGIA

Aulas expositivas, seminários, debates.

PROGRAMA

A-Fundamentos histórico-filosóficos

1.Arte na Grécia Antiga: “paidia” (jogo, diversão) e “paideia” (educação; ‘paidagogia’);

2.Na Idade Média a arte tem função didática: doutrinar para o cristianismo

3.Renascimento: toma-se a arte em sentido estético

4.A noção nietzschiana de homem apolíneo/dionisíaco. A visão de complexidade do ser humano (E. Morin)

B-Fundamentos históricos (Brasil)

1.Recursos artísticos na colonização dos índios

2.Missão Artística Francesa (séc. XIX): forte influência da cultura européia

3.1856: fundação do Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro: valorização do trabalho manual; esforço por fomentar um mercado de trabalho a partir de uma educação estética; o método de ensino permitia a prática de estilos diferentes (ecletismo), em vez de impor o modelo neoclássico

4.Anos 50: o currículo escolar passa a incluir, além do Desenho, Canto Orfeônico e Trabalhos Manuais

5.Anos 50/60: começa a ser disseminada a “Pedagogia Nova” (ou Movimento da Escola Nova, com origens nos Estados Unidos e na Europa, séc. XIX): ênfase na expressão, pedagogia experimental, com base na Psicologia e na Biologia

6.1961-1964: a “Pedagogia Libertadora”, de Paulo Freire (ênfase na consciência crítica da sociedade)

7. A partir dos anos 70: Ana Mãe Barbosa (“Arte-Educação no Brasil”, “”Recorte e Colagem : influências de John Dewey no Ensino de Arte no Brasil”, “Arte-Educação: Conflitos e acertos”, “”História da Arte-Educação, “O Ensino da Arte e sua História”. (Tópicos 2 a 7: v. “Metodologia do Ensino de Arte” na bibliografia, cap. 2)

C-Fundamentos metodológicos

1. “A criança conhecendo a arte” ( cap. 4 de “Metodologia do Ensino de Arte”; cap. 3 a 8 de “Educação Artística: Luxo ou Necessidade?”- v. bibliografia)

BIBLIOGRAFIA

FERAAZ, M. Heloísa C. de T. e FUSARI, Maria F. de Rezende. Metodologia do Ensino de arte. S. Paulo: Cortez, 1993

NIETZSCHE. A origem da tragédia. Lisboa: Guimarães & Cia., 1978

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. S. Paulo: Cortez, 2000

PORCHER, Louis. Educação artística: luxo ou necessidade? S. Paulo: Summus, 1982

OSBORNE, Harold. Estética e teoria da arte. S. Paulo: Cultrix, 1993

BARBOSA, Ana Mae. Arte-educação no Brasil: realidade hoje e expectativas futuras. (Estudos Avançados. http://www.scielo.br/)

http://www.caracol.imaginario.com/ (Arte no Espaço Educativo)

http://www.democratizacaocultural.com.br/ (Entrevista com Ana Mae Barbosa)

http://www.artenaescola.org.br/ (Leitura da Obra de Arte- Ana Mae Barbosa)

http://www.historiadaarte.com.br/ (Missão Artística Francesa)

http://www.miniweb.com.br/ (sobre “paidia” e “paidéia”)

2 comentários:

Anônimo disse...

Adoreio blog relacionado ao ensino da arte, estou desenvolvendo um trabalho sobre esse tema...
acrescento que os topicos aqui inserido me apoiou na construcao do trabalho.
abs,Kenia.

Nivaldete disse...

Que bom, Kenia. Há um outro blog sobre pesquisa (TCC, em particular): http://monografiasemmedo.blogspot.com/
Um abraço!